Como qualquer outra transação que você faz no seu dia a dia, em especial na Internet, é necessário tomar todas as precauções para se certificar de que uma proposta é verdadeira.
Uma vez que não participamos de nenhuma forma das transações, apenas verificamos a validade do endereço de Email através de um link de verificação no momento do cadastro. É exclusivamente sua a responsabilidade de checar todas as informações fornecidas pela outra parte antes de enviar alguma coisa, prestar um serviço ou receber um prestador em sua casa ou estabelecimento.
Agindo dessa forma dificilmente alguém terá algum prejuízo.
Para auxiliar nessa tarefa listamos algumas dicas de como você pode fazer isso:
– O Site da Receita Federal permite checar a validade de um CPF desde que você forneça o nome completo e a data de nascimento da pessoa com quem você está tratando. Isso já é um passo importante na verificação de que a pessoa é quem diz ser.
Você pode acessar a página da Receita Federal através desse link:
https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp
Se por acaso você estiver tratando com uma empresa pode checar a validade do CNPJ com esse link:
https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp
– Você pode verificar a validade do endereço e do CEP no site dos Correios através desse link:
http://www.buscacep.correios.com.br/sistemas/buscacep/buscaCepEndereco.cfm
– Você também pode verificar se o endereço é verdadeiro pelo Google Mapas onde pode ver as imagens do local basta colocar o endereço fornecido na barra e clicar enter:
https://www.google.com/maps/@26.8950265,-138.7040314,3z
– Caso você precise entregar ou receber alguma coisa, prestar serviço em um determinado local ou receber algum prestador de serviço, até ter certeza de é algo seguro, deve ter a companhia de outra pessoa, ou avisar alguém de quando, onde e o que irá fazer para que ajudem a monitorar as suas atividades.
– Pesquise as Redes Sociais para ver se as informações conferem ou se possuem conhecidos em comum.
– Em caso de Prestação de Serviços peça e verifique referências e fotos de trabalhos realizados.
– Numa época em que virtualmente todos são capazes de fazer fotos e vídeos para compartilhar pelas Redes Sociais, Whatsapp, etc… peça que a pessoa envie fotos daquilo que lhe interessa ou, melhor ainda, peça que faça um vídeo de vários ângulos e, no caso de eletroeletrônicos por exemplo, seu pleno funcionamento. Peça que mencione a data e seu nome, para ter certeza de que a oferta é real.
– Caso a outra pessoa concorde, existem diversas possibilidade de se fazer uma vídeo chamada por Whatsapp, Skype, Facetime, Google Duos, etc… onde além de ter a oportunidade de ver ao vivo todos os detalhes do objeto do seu desejo, pode ter uma ideia melhor da pessoa com quem está tratando.
– No caso de veículos você deve checar as informações e pendências no Site do Departamento de Trânsito aonde este está registrado com o número do Renavan e demais informações.
– No caso de Imóveis, é necessário solicitar no Cartório onde este se encontra registrado, uma certidão para verificar se pertencem realmente àquela pessoa e se estão livres de quaisquer ônus ou restrições.
– Caso seja necessário fazer alguma transação em dinheiro, a forma mais eficiente seria através de empresas como Pague Seguro ou Paypal que além de verificarem as informações de ambas as partes, retém aquela importância até que as partes confirmem terem recebido tudo conforme o esperado.